Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Sydney, que aconteceram em setembro de 2000 na Austrália, quiseram que o evento fosse lembrado como a Olimpíada do respeito ao meio ambiente. Eles elaboraram uma cartilha de ações ecológicas até para os patrocinadores dos jogos.

Uma das principais decisões da organização foi o uso da energia solar. Na Vila Olímpica, onde os esportistas moraram durante os jogos, foram instalados painéis de captação de energia solar. Todas as 665 casas tinham água quente e eletricidade limpas, vindas de uma fonte não poluente.

O Super Dome, ginásio construído especialmente para os jogos, também usa energia solar. No seu interior, quatro monitores de vídeo de alta definição pendurados sobre a quadra são mantidos pela energia do Sol.

Além disso, outras medidas ecológicas foram tomadas. Entre 1998 e 2000, mais de 4 milhões de árvores foram plantadas no país. Durante os jogos, as pessoas usaram transporte coletivo, ou seja, ônibus e trens, que poluem menos que os carros. Mais da metade da água utilizada na Vila Olímpica foi captada das chuvas ou tratada dos esgotos. Nas construções que usam plástico (como tubos e canos), os australianos substituíram o PVC, que é tóxico, por outro material não poluente.

 



Meio Ambiente

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB