POLUIÇÃO DE GELADEIRA?

Além de algumas causas naturais, o "rombo" na camada de ozônio acontece pela liberação em excesso de um gás chamado CFC (clorofluorcarbono).

O CFC destrói o ozônio, e é liberado pelas latinhas de spray aerossol (de desodorantes e inseticidas, por exemplo), geladeiras, aparelhos de ar condicionado e extintores de incêndio.

A solução para o buraco da camada de ozônio é simples: impedir a produção e liberação do CFC e substituí-lo por outro gás. Isso já está acontecendo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos fabricantes já trocaram o CFC por outro gás em seus produtos.

Mesmo assim, os países pobres e em desenvolvimento, como o Brasil, precisam de ajuda dos países ricos para implantar tecnologias limpas, não poluentes. A cooperação entre os países é fundamental para salvar o planeta.

Mas o CFC não é o único vilão dessa história: a poluição do ar também contribui para aumentar o buraco! Se o homem não controlar os índices de poluição do planeta, os raios nocivos do Sol poderão fazer um verdadeiro estrago em um futuro próximo.

Voltar

 


Meio Ambiente

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB