Já faz algum tempo que os computadores são usados no cinema para criar efeitos especiais. O diretor George Lucas foi um dos pioneiros desta arte e até fundou uma companhia especializada em efeitos especiais: a Industrial Light & Magic.

Como você acha que foram feitos aqueles bichos gigantescos do Parque dos Dinossauros (Jurassic Park)? Não, não eram bonecos. Pelo menos, não como se fazia antigamente. King Kong foi feito em 1933, e o macaco gigante (o tal Kong) que se apaixona pela mocinha era uma marionete. Quando ele é filmado no topo de um prédio, a cidade que aparece é de miniatura. Mas os "bonecos" de Parque dos Dinossauros eram bem mais sofisticados. Cerca de 50% da produção foi feita com imensos bonecos mecanizados, e o restante foi arte da computação gráfica.

Os dinossauros do filme foram montados em computador e depois inseridos na imagem, para participar das cenas com os atores. Primeiro, é feito um modelo do bichão. Depois, estuda-se como ele vai se mover. Existem alguns softwares (programas) que ajudam a fazer com que um desenho se mova em um cenário virtual com três dimensões (altura, largura e profundidade). Mas tudo isso tem que ser programado.

Os games também são baseados em computação gráfica. Para montar os homenzinhos que vão lutar, jogar bola ou até correr nos jogos, muitas vezes é preciso pegar o corpo de um atleta de verdade para servir de modelo. Depois, o desafio é imitar os movimentos de seus músculos com um software de animação. Hoje já existem técnicas de captura muito sofisticadas, como a "Motion Capture", que captam com perfeição os movimentos humanos.


Arte

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB