Sabe história de pescador? "Paia"? "Mintchura"? Lorota?

Muita gente gosta de exagerar as histórias que conta, para causar mais emoção em quem está ouvindo. Se bem que o Barão de Münchausen exagerava no exagero... dizem que foi o maior mentiroso de todos os tempos!

Por exemplo: andando nas ruas da Rússia, de repente o Barão foi atacado por um cão raivoso, que mordeu seu casaco. Até aí tudo bem, foi até uma sorte ele não ter sido mordido no braço. Como você sabe, raiva é uma doença muito perigosa, transmitida por cães. Só que a história não parou por aí. Não é que, no dia seguinte, o casaco começou a atacar as pessoas da casa? E o Barão teve que "matar" o casaco raivoso a pauladas... É mole?

As Aventuras do Barão de Münchhausen começou a conquistar leitores a partir do século 18, com suas histórias para lá de originais. É um livro tão especial que nem tem autor definido. Gottfried August Bürger e Rudolf Erich Raspe publicaram suas versões dessas aventuras, mas na verdade as histórias com o exagerado barão concentram séculos e séculos de contos e lorotas populares.

Claro que o cinema não poderia deixar de lado um material tão fascinante. Em 1989, As Aventuras do Barão de Münchhausen virou filme, dirigido por Terry Gillian.



Arte

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB