E por que o nome bossa? Porque, na época, se alguém achava que uma coisa era original, inteligente e bem-humorada, dizia que essa coisa era cheia de bossa.

Depois de ouvir a música que o grupinho da Nara fazia, que além de ser cheia de bossa, ainda era muito inovadora, as pessoas saiam dizendo que aquele pessoal tinha uma bossa nova, e o nome acabou pegando...

Alguns dos grandes nomes da bossa nova são Tom Jobim, Nara Leão, Vinicius de Morais, Toquinho e João Bosco.

Mas o grande fundador do novo ritmo foi o baiano João Gilberto, que inventou um jeito diferente de tocar o violão.

Algumas das canções mais famosas são O Barquinho, O Bêbado e o Equilibrista (que ficou imortalizada na voz da grande cantora Elis Regina), Chega de Saudade e Águas de Março.

A bossa nova foi a principal influência de um movimento muito importante na música brasileira, o Tropicalismo. Foi do Tropicalismo que sairam nomes como Caetano Veloso, Gal Costa e Gilberto Gil.

E, apesar de já não ser assim tão nova, essa bossa ainda vai viver por muito tempo. Prova disso é o disco Bossa n’Roll, gravado pela Rita Lee na década de 90. Nele, a Rita canta seus rocks em ritmo de bossa nova. Tem até banquinho, mas no lugar do violão, a roqueira preferiu usar... uma bela guitarra elétrica!

E não é só! Recentemente, o ritmo voltou à moda... nos EUA! Além de ter virado trilha sonora de vários filmes do cinema americano, a filha de João Gilberto, Bebel Gilberto, anda arrebentando no exterior cantando... bossa nova!



Arte

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB