Pintura refrescante
Existe um tipo de pintura chamado
de afresco. Esse nome, em italiano, quer dizer fresco.
Mas não fique achando que os afrescos são pinturas
cheias de frescura, não: eles tem esse nome porque são
feitos em cima de uma camada de gesso ainda úmido.
Normalmente, eles são pintados
em paredes, e são bem grandões. Durante a Idade
Média, os afrescos eram super populares, e pintores importantes
como Giotto e Michelângelo usaram e abusaram dessa técnica
meio molhada.
O problema é que o gesso seca
em um dia, então as pinturas tem que ser feitas rapidinho
e não podem ser retocadas. É, para fazer afrescos
tem que ser fera...
Pincel animal
Os ursos não entendem nada de pintura, as doninhas
nunca foram a um museu e os texugos não têm a menor
idéia de quem seja Picasso, mas sem eles ia ser muito mais
difícil pintar um quadro: é que na hora de fabricar
os pincéis, ou bichos dão uma mãozinha...ou
melhor, pelinho!
Tem pincel feito até de pêlo
de orelha de boi, ou de ventre de pônei! Na Ásia,
são usados também pêlos de lobo ou de cabra
que, por serem mais compridos, absorvem mais tinta, e assim o
artista interrompe menos a pintura.
Ah, e quando for fazer uma bela pintura
a óleo, escolha um pincel feito de pêlos de porco
ou javali, que são mais durinhos!
Uma arte impressionante
De longe, uma bela paisagem; de perto...um monte de borrões
de tinta! É essa a "fórmula mágica" do Impressionismo,
um movimento artístico que começou na segunda metade
do século 19 e se estendeu até o começo do
século 20.
Os artistas impressionistas, como
Claude Monet, Auguste Renoir e Edgar Degas, acreditavam que para
criar um figura não era necessário desenhá-la
diretinho. Eles achavam que juntando um monte de pinceladas e
cores aparentemente fragmentadas era possível criar a "impressão"
de uma figura na retina do espectador!
Um dos "filhotes" do Impressionismo,
chamado de Pontilhismo, ia ainda mais longe: a idéia era
criar uma imagem usando apenas pontinhos de tinta, todos do mesmo
tamanho!
E as cores não podiam ser
misturadas, não: tinham que estar puras! Para fazer uma
árvore verdinha, um pintor impressionista simplesmeste
alterna pinceladas azuis e amarelas que, de longe, dão
a quem olha o quadro a impressão de estar vendo a cor verde!
Impressionante, não?
LEIA MAIS:
Óleo
nos olhos!
|