Você está pensando que para
fazer uma estrada é só sair pilotando uma máquina
cuspidora de asfalto, contornando os morros? E depois botar um pedágio
em cima?
Ah, não é bem assim!
1ª Etapa: o lugar da rodovia
É o maior trabalhão construir
uma nova estrada. Em primeiro lugar, é preciso escolher o lugar!
Depois de traçar o caminho no mapa, uma equipe de técnicos
vai marcar o local, para as obras acertarem direitinho onde colocar
o asfalto.
2ª Etapa: estrada retinha
Depois,
é preciso que a estrada fique bem reta: ela não pode
subir e descer colinas todo o tempo, nem contornar todas as elevações.
Assim, a estrada ficaria com muitas curvas e ladeiras, provocaria
mais acidentes, e daria o maior enjôo em todo mundo que estivesse
viajando por ela!
Então, o que se faz é tirar
terra de alguns morros, para eles ficarem mais baixos, e colocar em
algumas depressões, para elas ficarem mais altas. Assim, a
terra fica mais plana... Isto é o que se chama de "fazer
a terraplanagem".
Para o solo ficar bem firme, são
usadas rolos compressores. Parecem tratores que amassam a terra, para
que ela fique bem compacta.
3ª etapa: a "cama" da estrada
Ah,
agora é só jogar o asfalto... Não! É preciso
fazer uma "cama" para a estrada se deitar bem firme. São colocadas
várias camadas de materiais resistentes, formando uma base
plana e muito sólida.
4ª Etapa: pavimentação
Sobre esta "cama", coloca-se uma mistura
de asfalto e piche. O asfalto serve para o carro rodar sem trepidação.
O piche serve para colar o asfalto na "cama", e para que as águas
das chuvas não a desmanchem.
E mais uma vez os rolos compressores
são chamados para aplainar (tornar plano) o caminho.
5ª Etapa: viajar!
Pronto! Agora podemos rodar na estrada,
e conhecer lugares que não conhecíamos, visitar
a vovó, os primos, os tios...
Aperte os cintos e vamos embora, conhecer a
Jóia da Serra do Japi!
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