Uma pessoa só vai ter condições de exercer a cidadania se suas necessidades básicas não estiverem gritando mais alto. Por exemplo, você consegue fazer uma redação se estiver morrendo de fome ou se não souber o que falar sobre o tema? É o que acontece com a população. Ninguém vai poder exercer a cidadania, votando conscientemente, se não tiver suas necessidades mínimas atendidas. E quais são essas necessidades? Alimentação, saúde, trabalho, cultura, lazer, emprego, meio ambiente saudável, iniciativa da população - tudo isso são direitos do cidadão que estão na Constituição. A igualdade também tem de existir, não apenas nos assuntos da lei, mas de oportunidades. Uma pessoa deve ter condições de melhorar seu salário, sua profissão e posição social. A educação é importantíssima, pois a democracia precisa de cidadãos bem informados, que saibam pensar sozinhos. Se não for assim, ninguém vai votar de maneira inteligente. Se a democracia
não puder oferecer todas essas condições, então ela não existe. É claro que não podemos ficar de braços cruzados esperando as coisas acontecerem.
Como dizem os Titãs, na música Comida: "A gente não quer só comer, A gente quer prazer pra aliviar a dor. A gente não quer só dinheiro, A gente quer dinheiro e felicidade. A gente não quer só dinheiro, A gente quer inteiro e não pela metade".
|
|