Em 1997, um cientista escocês chamado Ian Wilmut fez a cópia de uma ovelha. A partir de uma célula da ovelha adulta ele fez uma outra fêmea igualzinha: a famosa Dolly. Wilmut pegou um óvulo (a célula reprodutiva feminina) de uma ovelha e esvaziou o núcleo desse óvulo.

No lugar do material retirado ele colocou os genes de uma célula de uma outra ovelha adulta. Esse óvulo ficou pronto, como um embrião, para crescer e virar uma ovelha igualzinha àquela de onde foram retirados os genes. O embrião cresceu e virou a Dolly. Ela é um milagre da ciência, mas também a prova de que a clonagem a partir de uma célula adulta pode não ser boa idéia.

Em 99, os cientistas perceberam que as células da Dolly sofriam de envelhecimento precoce. Em 2002, a coitadinha ficou com artrite, apesar de ainda ser muito nova para isso. Finalmente, em fevereiro de 2003, a Dolly teve que ser sacrificada, pois desenvolveu uma doença pulmonar progressiva, típica de ovelhas com o dobro da sua idade.

Os cientistas acreditam que a clonagem pode ser um bom jeito de aperfeiçoar as criações de animais e também as plantações, contribuindo para fabricar mais e melhores alimentos.

E cópia de gente, será que dá para fazer?



Cultura

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB