UM REINADO COM CHEIRO DE CAFÉ

E então apareceu o café, que tomou o lugar da cana-de-açúcar. Por que? Primeiro porque o café era mais vendido na Europa do que o açúcar. Depois porque o café era mais fácil de ser produzido, de ser transportado, de ficar conservado e o valor de seu quilo era mais caro do que o quilo do açúcar!
As plantações deram certo principalmente no Vale do Paraíba, em São Paulo. Depois veio o oeste paulista, também grande produtor de café, onde existia uma terra muito fértil, a terra roxa. Aliás, essa terra não era roxa, era vermelha. (O nome veio do italiano, "rossa", que quer dizer "vermelha", mas a gente acabou traduzindo como "roxa").

Com o tempo os paulistas fizeram do café o principal produto da economia brasileira e por isso passaram a ter bastante poder no país, ganhando até títulos de nobreza, cargos públicos e o pomposo nome de Barões do Café. São Paulo ficou repleto de ferrovias, mas o resto não mudou muito, não: a produção continuava em enormes fazendas monocultoras (que plantavam uma coisa só) e a escravidão ainda era a força de trabalho. Mas o mundo, ah! O mundo já não era igual ao de nossos tempos de colônia, porque pintou a revolução industrial!


Anterior

Próxima



Cultura

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB