O tráfico de escravos negros tinha acabado, mas e quanto aos cativos que estavam aqui? Pois é, a Inglaterra continuou pressionando, e o governo brasileiro criou duas novas leis:

 - A Lei do Ventre Livre, aprovada em 1871, livrou da escravião todos os negros nascidos a partir daquela data. Porém (sempre existe um porém) a criança ficaria em poder dos senhores de sua mãe até os 21 anos. Resumindo: ela não seria totalmente livre.

 - A lei Saraiva-Cotegipe, mais conhecida como Lei dos Sexagenários, aprovada em 1885, foi a maior festa para os vovozinhos: todos os escravos que completassem 65 anos seriam libertados.

A Lei dos Sexagenários parecia piada, já que um escravo vivia no máximo 40 anos. E se ele chegasse aos 65 anos, certamente acabaria na miséria. Só os fazendeiros iriam pular de alegria, já que não precisariam sustentar alguém que não trabalhasse.

E a sociedade brasileira? Como ela convivia com a idéia da escravidão? Todas essas leis foram criadas com a ajuda dos abolicionistas, pessoas influentes que lutaram para que a escravatura acabasse no Brasil.

Anterior

Próxima

 



Cultura

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB