Todo mundo sabe que o Rio Grande do Sul sempre foi fera em churrasco... e não é que este foi um dos motivos para estourar a Guerra dos Farrapos em 1835?
Ora, além dos rio-grandenses odiarem a idéia de que o governo central escolhia o presidente da província gaúcha, eles também ficaram furiosos com o comércio de carne argentina no Brasil (muito mais barata que a carne rio-grandense, pois os “hermanos” não pagavam impostos!).


Depois de algumas reuniões, um grupo interessado em separar o Rio Grande do Sul do Brasil e proclamar a República resolveu tomar Porto Alegre e destronar o presidente Fernandes Braga.


Foi uma luta que durou 10 anos! O exército que defendia o Império ganhava algumas vezes e o exército que lutava pela República Rio-Grandense ganhava outras. Até Santa Catarina, comandada por Giuseppe Garibaldi, entrou na briga ao lado dos gaúchos, mas logo a revolta chegou ao fim.


Todos chegaram a um acordo. Os gaúchos voltavam a fazer parte do Brasil com algumas condições: ninguém que lutou contra o Império iria preso, os farroupilhas escolheriam seu novo presidente e as carnes argentinas agora pagariam impostos! Valeu a pena, não valeu?


Agora vamos saber mais sobre a Sabinada Baiana?



Anterior

Próxima



Cultura

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB