Em grego, a palavra “Mesopotâmia” significa “entre rios”. Isto porque ela se encontra entre dois rios, o Tigres e o Eufrates. Costumam chamar esta região de O Berço da Civilização e não é pra menos: foi lá que surgiram as primeiras civilizações, há mais de 10 mil anos…

Os sumérios foram os primeiros a habitar a Mesopotâmia. Construíram as primeiras cidades, criaram um sistema para controlar e armazenar a água dos rios e foram eles que inventaram a escrita! Lembra? Como naquela época não exista papel nem caneta, eles escreviam em placas de barro com canetas de madeira.
Os sumérios também desenvolveram os zigurates (aquelas pirâmides enormes) que armazenavam alimentos e serviam como templos religiosos.

Os babilônios unificaram quase toda a Mesopotâmia, formando a Babilônia, com o rei Hamurábi. Foi ele quem criou um dos primeiros conjuntos de leis, o Código de Hamurábi. Após sua morte, a região foi invadida por Assírios.

Os assírios eram conhecidos como o povo mais militarizado da Antiguidade. Adoravam uma guerrinha para invadir novos territórios. Além de conquistarem a Mesopotâmia, chegaram até o Egito. Porém, os Babilônios se unem aos Caldeus, voltam a dominar a região e destroem todas as cidades assírias.

Nabucodonosor II governou a Babilônia de 604 a.C. a 562 a.C. Como esta cidade-estado havia sido invadida muitas vezes, este rei resolveu proteger sua capital com muralhas gigantes e fez também uma super reforma em toda a cidade. Criou obras incríveis, grandiosas, espetaculares que deixaram a Babilônia ma-ra-vi-lho-sa! Sabe aquela história das Sete Maravilhas do Mundo? Então… uma delas foi Nabucodonosor II quem mandou construir: os Jardins Suspensos da Babilônia

Depois de conhecer a Idade Antiga, o Túnel do Tempo vai levar você até a Idade Média! Vamos lá?



Cultura

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB