Sem segurança nas cidades, as pessoas foram tentar uma vida melhor no campo. A galera cheia da grana tinha terras para morar, mas e quem não tinha? E quem ia plantar, colher, trabalhar nestas terras se não havia mais escravos?
Bom… os donos das terras (que eram chamados de senhores feudais) formavam a nobreza. Existiam dois tipos de senhores feudais: os suseranos (mais ricos e poderosos) e os vassalos (menos conhecidos). Eles faziam acordos de quem trabalhava e o que precisavam fazer.
Suserano? Vassalo? Explica isto direito!
O Vassalo ajudava o suserano nas batalhas e onde mais ele precisasse. Quanto mais vassalos o suserano tivesse, mais poderoso ele era. Quando os vassalos realizavam um bom serviço, o seu suserano entregava um presente a ele. Na maioria das vezes eram terras com trabalhadores, conhecidos como feudo.
No entanto, o resto da população era composto por trabalhadores rurais (servos), que viviam nessas terras emprestadas pelos senhores, tendo que dar em troca o seu trabalho.
Esse tipo de "acordo" se espalhou por toda a Europa naquela época. Isto é o feudalismo: uma vida no campo e esta relação entre vassalos e suseranos.
E o que aconteceu depois?
|