Esportes Especiais

“Nada é impossível quando a gente faz com vontade”. Esta frase é de uma campeã do atletismo, a brasileira Ádria Rocha Santos. Ela tem 4 medalhas de ouro de 8 de prata e, só um detalhe, ela é cega!

Isso mesmo! Assim como a Adriana, milhares de atletas no mundo possuem deficiências físicas ou mentais e, mesmo assim, participam das Paraolimpíadas e dos jogos Parapan-americanos (que são as competições especiais das Olimpíadas e dos jogos Pan-americanos oficiais). 

Em 2007, no Rio de Janeiro, os jogos do Parapan e do Pan serão realizados ao mesmo tempo e com os mesmos equipamentos. É a primeira vez na História que isto acontece!

São mais de mil atletas com deficiência (física, mental, visual…) competindo em 10 esportes:

Atletismo: As provas são as mesmas do atletismo comum, a diferença é que os atletas especiais podem competir em diversas categorias: cadeira de rodas, usando próteses ou com um guia (caso tenham deficiência visual).

Basquete: O basquete no Parapan é jogado com cadeira de rodas. São cinco jogadores em cada time. O tamanho da quadra e a altura da cesta são iguaizinhos aos dos jogos do Pan.

Natação: No Parapan, atletas com deficiência visual ou físico-motora competem na natação, em provas idênticas às do Pan. Um bastão de espuma avisa aos nadadores cegos quando o fim da piscina está chegando.

Halterofilismo: O objetivo deste esporte é levantar o maior peso possível. No Parapan, competem homens e mulheres com alguma deficiência de mobilidade. Os atletas ficam deitados e precisam levantar a barra de pesos até os braços ficarem totalmente retos.  

Futebol de 5: Neste futebol os jogadores são cegos. A bola faz um barulhinho para que os jogadores saibam onde ela está. O goleiro é o único do time que enxerga. Para saber qual é o lado do adversário na quadra, há um sinal atrás de cada gol que alerta os jogadores.

Futebol de 7: No futebol com sete jogadores, participam pessoas com paralisia cerebral. As regras são muito parecidas com o futebol comum.

Judô: Lutam no judô, com as mesmas regras do esporte convencional, atletas com deficiência visual (que não enxergam nada, que só enxergam vultos ou que enxergam imagens pouco definidas).

Tênis de Mesa: No tênis de mesa só os deficientes visuais não jogam. Atletas podem jogar sozinhos, em duplas ou em equipes. Cada partida tem 5 sets valendo 11 pontos cada.

Tênis: O tênis no Parapan é jogado com cadeira de rodas. A quadra é a mesma. As regras também são iguais (a única diferença é que a bolinha pode quicar duas vezes no chão).

Vôlei: Os competidores especiais do Parapan jogam vôlei sentados. A rede é mais baixa (1,15 metro para as competições masculinas e 1,05 para as femininas). São 6 jogadores em cada time e uma partida tem 5 sets.



Esportes

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB