Um bicho falante!

"Sou filho único e minha mãe não quer me dar um irmão! Acho que vou pedir um papagaio para ter com quem conversar..."

Papagaio é um bicho incrível, mas ele não vai poder conversar, não! Na verdade ele só repete as palavras que você disser, o que não deixa de ser incrível, né?

O papagaio consegue reproduzir os sons que escuta graças ao formato do seu bico, e de um órgão interno chamado seringe. O nome do papagaio com fama de falante é Amazona aestiva, e ele gosta de viver em lugares quentes.

Esse bichinho muito engraçado é classificado como um psitacídeo. "E o que é isso?" Psitacídeo são aves que possuem a parte de cima do bico meio curvadinha e têm quatro dedos livres: dois para frente e dois para trás (repare como eles se agarram em um pequeno pedaço de pau).

O Brasil é o país com maior número de espécies de psitacídeos: 72 no total! As araras, os periquitos e as maritacas são outros exemplos desse tipo de ave.

Barriga fora d'água!

Você foi passar as férias na casa de uma tia e sua mãe esqueceu de dar comida para o seu peixe. Quando você retorna, lá está o seu peixinho dourado mortinho da silva e com a barriga para cima...

Mas por que raios será que, quando o peixe morre, sua barriga fica voltada para cima?

A maioria dos peixes possui um órgão chamado de bexiga natatória. Essa bexiga nada mais é que uma bolsa de ar que enche quando ele nada para cima e murcha quando ele nada para baixo. Isso acontece por causa das diferentes pressões do ambiente aquático (é por isso que o homem não pode mergulhar em lugares muito profundos).

Voltando ao assunto: quando o peixe morre, a bexiga natatória ainda fica com um pouquinho de ar e como esse órgão fica na barriga, você já entendeu, né?

E tem mais: a coluna vertebral do peixe é mais pesada que os órgãos que ficam na sua barriga: mais um motivo para que esse pobre ser aquático morra com a barriga voltada para o céu!

Por que a água do mar é salgada?

Nadar na praia é uma delícia, mas é só se distrair um pouquinho para vir uma onda que faz a gente engolir aquela água salgada! Mas... por que a água do mar tem tanto sal?

Se a sua resposta foi: "por causa do bacalhau, oras!" Errou! Na verdade, a culpa é dos rios: no fundo deles e nas pedras que ficam nas margens existe um monte de partículas de sais mineirais que são arrastadas até os mares.

Você já deve ter aprendido na escola que quando faz aquele calorão, a água evapora, certo? Pois é, mas o sal não! É por isso que o mar fica salgado, entendeu? O sal fica dissolvido na água do mar!!

Além de salgado, o mar é um pouquinho amargo também: o cloreto de sódio corresponde a 77% dos sais contidos no mar, o que faz a água ficar salgada. Já os 11% de cloreto de magnésio faz com que o mar fique "amarguinho"!

A água mais salgada do mundo é a do Mar Vermelho, que separa o continente africano do asiático. Lá sim, a água deve ter sabor de picolé de bacalhau, né?




Voltar


Meio Ambiente

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB