Quem não gosta das joaninhas?

A joaninha, além de ser um inseto bonitinho, é também muito útil à lavoura: algumas espécies alimentam-se de pulgões, bichos malvados que sugam a seiva das pobres plantas, causando sérios danos...

Aquela espécie toda vermelhinha, com pintinhas pretas nas costas, é chamada de Coleópteros coccinelídeos, e sua cor vibrante atrai a atenção dos pássaros. "Ué, mas aí o passarinho vem e come a coitada, não é?" Comeria... Mas a joaninha não é boba, não! Ela solta um cheirinho ruim que espanta o predador rapidinho!

Dizem que essa joaninha, a mais conhecida por todos nós, possui 7 pintinhas nas costas. Que tal correr até o seu jardim e conferir?


A rã gigante!

Pegue uma régua de 30 centímetros (aquela mesma que você usa na escola!) e imagine 3 delas juntas. Daria algo alto? "Não muito, seria o tamanho do meu irmão caçula, oras!" Pois é, mas imagine uma rã desse tamanho!!

Lá na África existem as maiores rãs do mundo. Em 1989, capturaram no Rio Sanaga - que fica em um país chamado República dos Camarões - uma rã que media 87,63 centímetros com as pernas estendidas (daria quase 3 réguas!) e pesava 3 quilos e 660 gramas. O corpo da gigante não era tão grande assim: media 36,83 centímetros.

Para se ter uma idéia, a maior rã brasileira, a rã-pimenta, não tem mais que 18 centímetros de corpo...


A planta mais alta do mundo!

Imagine que você está andando e se depara com uma planta de 180 metros de altura? Essa é a altura aproximada de um prédio de 58 andares!.

Calma, isso vai ser muito difícil de acontecer, caso você não seja um peixe! Pois é, a planta mais alta do mundo vive no fundo do mar, ao sul da América do Sul! Ela é uma variedade de alga da família das Bodelhas.


Peixe pedra?

Ele existe e é o peixe mais venenoso do mundo! O peixe pedra é da família dos Synanceidae, e vive nas águas tropicais entre os oceanos Índico e Pacífico.

Uma certa espécie chamada Synancela Horrida possui as glândulas de veneno mais poderosas de todos os peixes conhecidos. Se alguém ousar dar uma encostadinha nos espinhos de suas barbatanas, pode se dar muito mal...




Voltar


Meio Ambiente

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB