Novas ruas estão sempre sendo construídas
nas grandes cidades: quando o trânsito está muito cheio
ou quando é necessário ligar um bairro a outro por um
caminho mais curto. Mas se o problema é ligar dois oceanos, a
história se complica.
No mar do Caribe, aconteceu uma coisa parecida com uma obra de cidade
grande. Construíram uma avenida de água para ligar o Oceano
Atlântico ao Oceano Pacífico: o Canal do Panamá.
O canal fica na parte mais estreita da América Central. As obras
de construção começaram em 1879 sob o comando da
França. Dez anos depois o projeto foi à falência.
Muitos desmoronamentos aconteceram nas margens do canal. Foi preciso
dinamitar e retirar as rochas, as montanhas e a grande faixa de terra
entre os dois grandes mares. Mais de 50 mil trabalhadores morreram na
construção e foram enterrados em um cemitério ao
lado do canal.
Os Estados Unidos resolveram, então, assumir
a construção e demoraram mais sete anos para deixá-la
pronta. O país pagou boa parte das obras, e dirige o tráfego
de navios pelo canal. No dia 31 de dezembro de 1999, os EUA devolveram
ao governo panamenho o controle sobre essa incrível obra.
O
Canal do Panamá funciona como um atalho para os grandes navios
que vão da América para a Ásia. O primeiro navio
atravessou o canal em 1914, mas a passagem só foi aberta oficialmente
à navegação mundial em 1920. A travessia do canal
dura cerca de nove horas. Se ela não existisse, os navios levariam
cerca de 2 semanas para contornar o continente!
São 81 quilômetros de avenida aquática
e em certos trechos existem comportas que se abrem e elevam o nível
da água para os navios não encalharem. Cerca de 15 mil
navios atravessam o atalho todo ano, e alimentam o comércio entre
a América, a Ásia e a Europa também.
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Panamá |
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