Grandes rostos esculpidos em uma montanha de pedra para lembrar os melhores presidentes que o país já teve: nos Estados Unidos, quatro presidentes ganharam uma homenagem em estilo egípcio. Como no tempo dos faraós, os americanos tiveram a idéia de imortalizar os rostos de seus maiores governantes. Escolheram uma montanha no estado de Dakota do Sul com mais de dois mil metros de altura, o Monte Rushmore, e construíram cabeças enormes feitas de pedra. O escultor Gutzon Borglum desenhou e depois construiu em granito as faces de quatro presidentes: George Washington, Thomas Jefferson, Theodor Roosevelt e Abraham Lincoln.

Os trabalhadores começaram escavando a montanha. Depois, com a ajuda de cabos de ferro presos aos blocos de pedra, soldaram as primeiras partes das cabeças na rocha. Aos poucos foram acrescentando um a um os detalhes: as sobrancelhas, os olhos, narizes, bocas.

Os trabalhos de construção das faces começaram em 1927 e duraram mais de quinze anos. Cada face tem 20 metros, do queixo ao topete de cada presidente.

O escultor Gutzon Borglum não viu sua obra ser finalizada. Ele morreu em 1941, quando os rostos estavam quase prontos. Todos os anos os andaimes voltam a cobrir as faces dos presidentes. Trabalhadores limpam e recuperam partes danificadas das faces. Os Estados Unidos se orgulham de ser o país que inventou a democracia. Mais que uma homenagem aos quatro presidentes, o Monte Rushmore é um monumento à liberdade e ao respeito aos cidadãos americanos.


Bandeira do País Capital População Moeda Idioma

Estados Unidos
Washington 285,9 milhões dólar americano inglês


Você Sabia? Brasil Mundo
Viagem

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB