Nada é de graça!

Você sabia que Augsburg é uma das cidades mais antigas da Alemanha? Ela foi fundada no ano 15 a.C. pelo imperador romano Augusto e, durante cerca de 400 anos, foi capital da província romana. Nos séculos 15 e 16, Augsburg conseguiu desenvolver sua economia com a chegada de famílias de banqueiros e mercadores, como os Fuggers e os Welsers.

Aliás, o mais antigo conjunto habitacional da história foi construído por um milionário de uma dessas famílias: em 1516, o católico Jakob Fugger construiu o Fuggerei, um conjunto habitacional para pessoas pobres. Os moradores pagavam uma ninharia que seria o equivalente a 75 centavos de dólares hoje.

Mas o que o católico Jakob queria mesmo era ir para o céu! As pessoas que moravam nas 52 casas e 104 apartamentos eram obrigadas a rezar um Pai Nosso todos os dias para o milionário. Era o preço a se pagar!!


A Verdade sobre o Castelo da Cinderela

Schwangau é outra cidade da Baviera, na Alemanha. Lá existe um castelo lindíssimo de nome muito complicado: Neuschwanstein foi construído entre 1869 e 1886 para servir de moradia para o rei Ludwig II, filho de Maximilian II. O rei fez um monte de exigências: queria que o castelo ficasse no alto de uma montanha, ao lado da cachoeira de Pöllat, onde dá para ver os Alpes e o Lago Starnberg. Tem até uma gruta artificial dentro do belo castelo!!

E rei que é rei precisa ter uma cama à sua altura, né? E no caso de Ludwig II, a cama de madeira era bem grande,já que ele media 1,95m! Mas, pobre rei: só viveu no castelo durante 172 dias. É que ele morreu no dia 13 de junho de 1886, deixando muitos alemães tristes...

Quando Walt Disney visitou o castelo de Neuschwanstein, ele ficou tão maravilhado que se inspirou para construir o Castelo da Cinderela!


A tradição do berro

Nördlingen é mais uma cidade alemã da Baviera. Lá existe uma catedral chamada Saint George que possui uma torre de 95 metros. Ela foi construída entre 1427 e 1505 em estilo gótico. Dizem que subir a torre é um programa imperdível, mas para isso é preciso ter bastante fôlego: subir os 350 degraus não é uma tarefa fácil!

E uma coisa muito engraçada acontece todas as noites no alto da torre: entre 22 horas e meia-noite, o vigia que mora na torre grita So, G'sell, so! Com esse pequeno berro, ele quer saber se tudo está bem. Acredite se quiser, mas isso é uma tradição local!




Voltar


Você Sabia? BrasilMundo
Viagem

Procura
Busque no CanalKIDS Busque na WEB