Para muita gente "morte" e "festa" são duas palavras que não combinam, mas a história é bem diferente no México: o dia 2 de novembro (Dia de Finados) é marcado com muita comemoração! Isso acontece porque antigos povos indígenas que viviam em terras mexicanas (como os Nahua, Otomi, Purepecha e Totonac) acreditavam que as almas dos mortos retornavam todos os anos para fazer uma visitinha a seus parentes.

Logo na metade de outubro, as lojas se enchem de doces e balas em formato de esqueletos e caveiras (acredite se quiser, mas os índios Nahua viam a caveira como um símbolo de vida, e não de morte) e as casas são decoradas do mesmo jeito que... túmulos!!

Parece macabro, mas os mexicanos fazem tudo isso em respeito aos mortos. O dia de Finados começa com a família inteira preparando os túmulos de seus parentes com as comidas, bebidas e os pertences preferidos da pessoa que se foi. Velas são acesas e começam as orações. Depois disso, eles comem e bebem como se fosse um piquenique... só que no cemitério!

Uma receita muito comum no dia de Finados mexicano é o "Pão dos Mortos": um pão doce decorado em formato de osso!


Acha que acabou? Que nada! O Méximo ainda tem outros pratos famosos...


Alimentação

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB