Vamos falar um pouco da turma do Sítio: Dona Benta é avó de Pedrinho e Narizinho, que são primos; eles vivem as mais estranhas aventuras com os amigos Emília, uma boneca de pano, que fala pelos cotovelos (ela fala pela boca mesmo, mas essa é uma maneira de dizer que alguém é tagarela) e tem uma porção de idéias malucas, e Visconde de Sabugosa, um sabugo de milho com mania de ser cientista.

Tia Anastácia é a cozinheira do Sítio, e acaba participando das traquinagens dos meninos. Uma vez, por exemplo, eles foram parar na Lua e ela fritou bolinhos para o dragão de São Jorge (que mora na Lua). A Cuca é a bruxa má que mora numa caverna perto do Sítio, e faz de tudo para acabar com a alegria da turma. E tem mais: o Marquês de Rabicó, um porquinho; o rinoceronte que fugiu do circo...

Muitos acham que Lobato "se disfarçava" de Dona Benta, colocando na boca da personagem as coisas que ele queria ensinar para as crianças. Mas ele era um pouco como a Emília, também: tinha uma porção de idéias.

Nascido em Taubaté (interior do estado de São Paulo) em 1882, Monteiro Lobato foi escritor, fazendeiro, político, advogado, jornalista, empresário, diplomata e editor de livros. Ufa! E também achou tempo para defender a idéia de que no Brasil havia petróleo, o que poderia ajudar muito a enriquecer o país. Na época, por volta de 1930, todo mundo achou que isso era maluquice dele, que acabou até sendo preso por causa disso.

Hoje, há poços de petróleo jorrando por todo o país.


Voltar

 


Arte

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB