NOVAS REGRAS DE GRAMÁTICA
Você sabia a gramática está com novas regras? Isso quer dizer que o jeito que você aprendeu a escrever sofreu mudanças! E agora você vai ter que aprender as novas regrinhas para saber escrever certinho de novo.
Então o CANALKIDS vai mostrar pra você as principais mudanças que vão acontecer na Língua Portuguesa!
Vamos começar:
PAROXÍTONAS
A palavra paroxítona é aquela que a penúltima sílaba é a sílaba tônica (a que tem mais força). Por exemplo: idéia. Separando as sílabas, I - DÉI - A.
A sílaba mais forte é a “DÉ”, que é a penúltima!
Na regra antiga, todas as palavras paroxítonas que tinham com “ei” ou “oi” como sílaba tônica levavam acento. Exemplos: idéia, jibóia, azaléia.
Na regra nova, essas palavras não serão mais acentuadas! O jeito certo de se escrever vai ser “ideia”, “jiboia”, “azaleia”.
Antes de explicar a próxima mudança, vamos explicar o que é um DITONGO CRESCENTE. “Ditongo” é quando duas vogais estão juntas na mesma palavra. Exemplo: frequência, quase. Um ditongo crescente é quando a segunda vogal tem o som mais forte do que a primeira, como por exemplo na palavra “quase”, onde o som do “a” é mais forte que o som do “u”.
Sabendo disso, podemos continuar. Na regra antiga, as palavras paroxítonas com vogais tônicas “i” e “u”, que tinham um ditongo crescente antes, eram acentuadas. Por exemplo: feiúra. A vogal tônica é “u”, e o ditongo crescente que vem antes é o “ei”.
Na nova regra, essas palavras não serão mais acentuadas! Então você escreverá “feiura”.
VERBOS
Os verbos conjugados na terceira pessoa do plural (“eles”) no presente não terão mais acento circunflexo. Explicando:
O verbo “crer”. Na terceira pessoa do plural, no presente, fica “crêem”. Isso acontecia na regra antiga. Na regra nova, será apenas “creem”.
HIATOS
Um hiato é quando duas vogais estão juntas na mesma palavra, mas quando se separa as sílabas, uma das vogais fica isolada. Exemplo: saída, saúde. Quando se divide as sílabas da palavra “saúde” se tem SA-Ú-DE. A letra “u” está isolada!
Na regra antiga, o hiato que era composto de “oo” levava acento circunflexo. Exemplo: vôo, enjôo.
Na nova regra, essas palavras não são acentuadas! Elas serão “voo”, “enjoo”.
HÍFEN
Algumas palavras na língua portuguesa possuem um tracinho no meio dela, que se chama hífen. Exemplo: pára-quedas, guarda-roupa. As palavras que, ao longo tempo, perderam o sentido de serem separadas, agora em diante serão escritas juntas. Exemplo: paraquedas, guardaroupa.
TREMA
Sabe aqueles dois pontinhos que ficam em cima do “u”, pra fazer ele tem som no meio das palavras? Por exemplo a palavra “cinqüenta”. Pois é, na nova regra esses pontinhos, que são chamados de trema, não existirão mais em nenhuma palavra. Então você escreverá “cinquenta”.
VEJA
TAMBÉM:
Santo ou São?
Onde e Aonde
A Moral e O Moral
A Origem da Palavra Faquir
Palíndromos
A voz da Bicharada
Um Monte de Coletivos
A invasão da marmelada
Valete de coração, dama de trevo e rei de losango
|