Os Tribunos eram eleitos pelos plebeus e tornavam-se os representantes da plebe no senado romano. Agora, eles protegiam os plebeus, já que podiam interferir nas decisões dos patrícios e expor as necessidades de sua classe social.

Os plebeus continuaram lutando por mais direitos… em 451 a.C., conseguiram a Lei das Doze Tábuas. Antigamente, as leis eram apenas faladas. Você já brincou de telefone-sem-fio? Você começa dizendo BANANA e o último da fila diz SAVANA? Pois é, assim os patrícios faziam o que bem entendiam com as leis. Mudavam umas palavrinhas e os plebeus se davam mal. Com as Leis das Doze Tábuas, não era mais assim. Ficava tudo escrito lá, nas doze tábuas, afixadas no centro da cidade de Roma.
Mas esta influência política não melhorou muito a vida difícil dos plebeus. Eles ficavam cada vez mais pobres e os patrícios cada vez mais ricos. E por muito tempo foi assim. Alguns homens tentaram lutar por melhores condições, como os irmãos Tibério e Caio Graco, que propuseram a Reforma Agrária. Mas, como sempre, os patrícios deram um jeitinho de sumir com eles do mapa…

Falando em mapa… vamos dar uma voltinha pela Mesopotâmia?



Cultura

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB