Não só de praias, cachoeiras e florestas é feita a natureza do Brasil. O país também tem seus cânions. Na fronteira entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina existem grandes crateras no meio das montanhas de um planalto de pedra.

A maior de todas chama-se Cânion do Itaimbezinho. Do alto da parede de pedra até lá embaixo, o Itaimbezinho é um abismo de 700 metros de altura por quase seis quilômetros de comprimento. É o segundo maior cânion do mundo, perdendo apenas para o Grand Canyon, nos Estados Unidos.

Itaimbé é uma palavra indígena que significa "pedra cortada". Parece mesmo que passaram uma faca nas montanhas. O conjunto dos cânions dessa região faz parte do Parque Nacional de Aparados da Serra, que se formou há cerca de 500 milhões de anos. Muitos animais selvagens vivem nessa região: jaguatiricas, veados, lebres.

Perto da cidade de Cambará do Sul, fica um dos maiores cânions do parque, chamado Fortaleza. São quase mil metros de precipício. Apesar de mais alto que o Itaimbezinho, o Fortaleza não é tão comprido. Talvez seja até mais bonito porque ali existem rios e quedas d'água, como a Cachoeira do Tigre Preto, e grandes rochas separadas das montanhas, como a Pedra do Sossego.

Em dias de sol, a vista vai longe e dá pra ver as praias catarinenses e gaúchas no horizonte. No inverno, a neblina cobre as montanhas, o vento assobia e os abismos têm um ar assustador de mistério.


Bandeira do Estado Capital População Nº de Municípios

Rio Grande do Sul
Porto Alegre 9.971.910 467


Você Sabia?
Brasil
Mundo
Viagem

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB