Chegou a vez de Floriano Peixoto, mas não chegou a vez da República. Floriano, militar como Deodoro, governou o Brasil com mãos de ferro. Também queria mandar em tudo sozinho, demitia seus inimigos e não se importava com as leis.

Mas, mesmo com todos estes absurdos, Floriano tinha muito fãs. Graças a algumas ações como baixar o preço da carne, fixar os valores de aluguel e lutar bravamente na Revolta Armada, Floriano conseguiu cumprir todo seu mandato.
           
É claro que os militares queriam continuar no poder, eleger outro Marechal para presidente. Porém, os Barões do Café (lembra deles?), com todo dinheiro que tinham, fizeram muito pelo Brasil, ajudando Floriano a vencer as revoltas que ocorriam  no país. Com isto, Prudente de Moraes, paulista, que não era marechal, general nem tenente, conseguiu se candidatar e foi eleito com 84% dos votos!

Agora, sim. Com Prudente de Moraes, o Brasil começou a caminhar para a República de verdade.
Seu período na presidência foi muito conturbado, cheio de revoltas, grupos diferentes disputando o poder, mas o “pacificador”, como ele era chamado, conseguiu deixar as coisas bem calminhas por aqui. Todas as revoltas chegaram ao fim, inclusive a maior delas, a Guerra de Canudos.

 

Anterior

Próxima

 



Cultura

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB